Nomeei meu blog assim baseado num dos primeiros e mais brilhantes papéis de Johnny Depp nos cinemas em 1993. Chamado no Brasil de Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador, tinha como título original What’s eating Gilbert Grape?, algo como Que bicho deu em Gilbert Grape? O filme explora todos os conflitos dele com ele mesmo desde o falecimento de seu pai, ao mesmo tempo em que ele torna-se o responsável por sua mãe que sofre de obesidade mórbida e tenta resolver os dramas de adolescentes de suas irmãs, bem como de seu irmão caçula, Arnie (interpretado por Leonardo di Caprio), que é deficiente mental e não facilita as coisas em nada para Gilbert.

Porque o tema foi alterado tão drasticamente no português eu não sei, mas gosto dele. Gilberto sonhava com um futuro bem melhor que aquele para seus irmãos e para sua mãe, mas infelizmente tudo não passou de um sonho. Me identifico com o fato de que Gilbert sempre tentou fazer as coisas de modo correto, embora nem sempre tenha dado certo e com a idéia subentendida de que ele não era realmente compreendido pelas pessoas ao seu redor.  Mais ou menos como se ele fosse de outro planeta.

Depois de quase 4 anos na Holanda, sinto um pouco como Gilbert Grape. Continuo cultivando meus sonhos muito embora alguns jamais se realizem. Sonhos que se realizam não são mais o objetivo principal da minha vida, mas sim simples e puramente ter sonhos. Eu lembro que a Eva, viúva do Aloys, me disse uma vez que minha opnião sobre a Holanda mudaria mil vezes ao longo dos anos. E ela estava certa mesmo!  Mas as mudanças me tornaram mais confiante, mais decidido e mais sábio. Sou mais crítico comigo mesmo do que com o ambiente ao meu redor. E não menos importante: sei quem são as pessoas que eu quero ao meu redor.